Histórico
O Centro Espírita Amor ao Próximo, nasceu do ideal do Major Antônio Zeferino da Silva, distinto Fiscal de Selos e uma das mais conceituadas figuras da sociedade leopoldinense na época. Com um grupo de irmãos e amigos fundou esta Casa no dia 03 de junho de 1906.
O mesmo dia nascia também o "Ginásio Leopoldinense", hoje Escola Estadual Botelho Reis. Interessante notar, que o Professor Dr. Henrique Barbosa Cruz, que foi seu primeiro Diretor, fez o discurso ianugural do Ginásio pela manhã, tendo também uado da palavra à noite no Centro Espírita Amor ao Próximo.
Em 1908 o Professor Henrique veio a participar da diretoria do Centro Espírita Amor ao Próximo, como Vive-Presidente.
Esses homens eram possuidores de grande fibra moral e de fé inabálavel, pois ser espírita naqueles tempo era coisa que pouca gente tinha coragem, devido à intolerancia religiosa. Era preciso, como hoje ainda é, possuir dignidade, caráter ilibado, conduta irreprensível para se fazer respeitar. Era preciso, como hoje ainda é, ser cristão sincero e verdadeiro.
No Movimento Espírita Leopoldinense, vários confrades se destacaram como seareiros de valor.
Acreditamos que não deva ter sido facil para os pioneiros da Doutrina Libertadora enfrentar os preconceitos e discriminações daquela época. Daí o nosso respeito e nossa gratidão a esses trabalhadores da primeira hora.
Diretoria de 1906
Presidente: Major Antônio Zeferino da Silva
Vice- Presidente: Francisco Gonçalves Castanheira
1º Secretário: Bento Bernardes Castanheira
2º Secretário: Luiz Antônio Corrêa de Lacerda
Tesoureiro: Valentim Augusto da Silva
Procurador: Miguel de Alencar Pessoa
Diretoria Atual
Presidente: José Luiz de Freitas Paixão
Vice-Presidente: Zanoni Araújo
1º Secretária: Terezinha Maria Lopes Barbosa
2ª Secretária; Simone Brandão Almeida
1ª Tesoureira: Vera Maria do vale Pires
2º Tesoureiro: Afrânio Celso Ávila Tavares