Atribuições:
a) ensinar o espiritismo aos jovens entre 15 e 20 anos, através da Mocidade Espírita "Dias da Cruz", criada em 02/05/1948. Esse Departamento será orientado por programa próprio, visando o conhecimento evangélico-doutrinário adequado a essa faixa estária, e de preferência utilizar-se-á dos programas da UEM e da FEB.
b) no esforço de levar o espiritismo aos jovens, esse Departamento usará de música, poesia e teatro, procurando, através da arte, apresentar a doutrina de maneira leve e agradável aos adolescentes e ao público não espírita , como também tentando criar entre os participantes e o Centro, um ambiente alegre, fraterno, disciplinado, descontraído, mas respeitoso e unido.
c) incentivará o estudo, a responsabilidade, o compromisso, a assiduidade, a pontualidade, a conduta digna e reta e a participação do jovem na sua Casa Espírita.
d) convidará profissionais da saúde, como médicos e psicológos para falar-lhes dos problemas costumeiros que os jovens enfrentaram nos dias de hoje, como namoro, gravidez, vida sexual, doenças sexuais transmissíveis, aborto, homossexualismo e ainda alcoolismo, toxicomania, tabagismo, etc., podendo também esses convidados serem pessoas íntegras que trabalham nessas áreas.
e) esses profissionais da saúde também lhes falarão da necessidade dos cuidados com o corpo, dos tratamentos de prevenção do câncer, diabetes, etc., levando-se em conta que a Casa espírita deve estar em dia com os assuntos que aflingem os jovens e suas famílias
São atribuições dos Diretores do Departamento:
a) representar como Diretor, o repectivo Departamento nas reuniões com a Diretoria Executiva ou com o Presidente, desde que seja convocado, expondo suscinta e claramente o andamento de suas atividades, apresentando programação de suas atividades à aprovção da Diretoria Executiva, de acordo com o Estatuto.
b) cadastrar-se como Associado na categoria de Efetivo e mante-se em dia com as suas obrigações constntes dos artigos 30, 31, 32 e 33 do Estatuto, como também os artigos 9º, 26 e 38 do mesmo.